Nossa Senhora pede: Rezar o Rosário completo a cada dia

Algumas imagens são ilustrativas
 


 
                        Nossa Senhora Pede: Rezar o Rosário a Cada Dia
 
 
 
Leia com Atenção, e faça por amor: Reze o Rosário completo diariamente.

 
 

 
 

" Filhinhos, o Rosário é para mim particularmente querido.
Através do Rosário abram-me seus corações e poderei ajudá-los.
Convido todos os sacerdotes, religiosos e religiosas a rezarem o Rosário
e a ensinarem os outros a rezar."

Medjugorje, 25 de agosto de 1997

 


 

 

 

 

 

 

Alguém nos escreveu...

"Na oração do Rosário Completo eu devo rezar os 20 mistérios continuamente, ou a cada terço reinicio com o sinal da Cruz, oferecimento, etc? E ainda, posso rezar ao longo do dia ou de uma só vez?"

Também já temos recebido outros emails a respeito da oração completa do Rosário pedida por Nossa Senhora em Medjugorje. Assim, será este o tema principal do Boletim deste mês.

Iniciamos relembrando que em Medjugorje Nossa Senhora nos faz cinco pedidos:

1. Participação diária na Santa Missa ou, pelo menos aos domingos, com a Comunhão
2. Leitura diária da Bíblia
3. Oração diária dos quatro terços do Rosário
4. Confissão mensal
5. Jejum a pão e água às quartas e sextas feiras

Destes cinco pedidos, três, poderíamos dizer, são mais simples de serem realizados e há dois que são um pouco mais exigentes.

Desde que sobre a Santa Missa Nossa Senhora pediu que se deve participar diariamente "ou, pelo menos aos domingos" ela deixou a possibilidade de se ir apenas uma vez na semana. Acreditamos que Nossa Senhora deseja a participação diária na Santa Missa, porém ela compreende que para algumas pessoas isto é muito difícil devido a responsabilidades de estudo, trabalho, etc. Assim, ir pelo menos aos domingos para um católico 'comum' não seria algo que pesaria em suas atividades habituais. Também, embora exija algum esforço e decisão, cremos que não seja muito dificil para este católico confessar-se uma vez por mês e ler e meditar um trecho da Bíblia diariamente.

Porém, para um católico 'comum' do nosso tempo sem uma firme decisão, sem esforço extra e sem a ajuda da Graça alcançada na Oração não é de se esperar que ele se dedique espontaneamente a alimentar-se apenas com pão e água duas vezes por semana e também não é de se esperar que ele reze mais do que um terço por dia. Muitos não rezam nenhum.

Sobre o jejum a pão e água já escrevemos neste Boletim uma matéria constituida de duas partes apresentadas a primeira no boletim de abril de 2008 ( acesse aqui ) e a segunda no de maio de 2008 ( acesse aqui ). Ainda escreveremos sobre a Leitura diária da Bíblia e a participação diária na Santa Missa e sobre a Confissão Mensal.

No Boletim deste mês, sem pretender esgotar o assunto, abordaremos alguns aspectos do pedido de Nossa Senhora sobre 'rezar o rosário completo a cada dia'.

Rezar o Rosário completo diariamente significa rezar os quatro terços cada um com cinco mistérios fazendo um total de vinte mistérios. No início Nossa Senhora não pediu que se rezasse quatro terços, mas três, pois ainda não existiam os 5 Mistérios da Luz. Foi em 16 de outubro de 2002 que o Papa João Paulo II enriqueceu a oração do Rosário com a Meditação dos Mistérios da Luz (luminosos) através da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae e instituiu ao mesmo tempo o Ano do Rosário ( outubro de 2002 a outubro de 2003).


 

Diante desta modificação muitos se perguntavam se se deveria passar a rezar os quatro terços ou se deveria ficar com os três conforme Nossa Senhora pediu. Sobre esta questão enviamos email para Ana Shawn que tem contato direto com o vidente Ivan para perguntá-la sobre esta questão e ela nos disse que tendo perguntado ao vidente que fala com Nossa Senhora diariamente ele respondeu: 'Sim, Nossa Senhora deseja que agora rezemos os quatro terços do rosário diariamente'.

"Todas as noites rezem o rosário"

Pensamos ser útil apresentarmos observação preliminar sobre o termo 'terço'. Até há alguns anos o terço do Rosário se referia a oração de uma das cinco dezenas das quinze que constituiam o Rosário completo com os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Cinco dezenas correspondiam a um terço das quinze que constituiam o Rosário, a terça parte (5 = 1/3 de 15). Porém com a introdução de mais cinco dezenas, os Mistérios Luminosos, nos encontramos inicialmente numa situação matematicamente inadequada. Se o Rosário tem 20 dezenas como continuaremos a chamar de terço a reza de cinco dezenas se elas na verdade correspondem a um quarto do todo? ( 5 = 1/4 de 20). Naquela época algumas pessoas sugeriram que o nome do terço passasse para 'quarto'. Diria-se então: 'Vamos rezar um quarto do Rosário'. Porém, mesmo sendo matematicamente correta esta idéia 'não pegou'. E o resultado final é que com esta mudança de quinze para vinte mistérios do Rosário divididos em quatro grupos de cinco foi consolidada a formação de um novo substantivo na Língua Portuguesa. A Palavra 'terço' não significa mais apenas a expressão matemática da 'terça' parte de 3 terços que formam um inteiro. A palavra terço, sem vínculo com o significado matemático significa cada um daqueles quatro grupos de cinco dezenas que são na verdade, cada grupo, um quarto da oração completa do Rosário. Assim temos a palavra 'terço' com significado matemático (1/3) e a palavra terço com significado espiritual de cinco mistério do rosário agrupados de forma temática em quatro grupos (mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos).

Em Medjugorje Nossa Senhora nos faz cinco pedidos:

undefined


1. Participação diária na Santa Missa ou, pelo menos aos domingos, com a Comunhão

2. Leitura diária da Bíblia

3. Oração diária dos quatro terços do Rosário

4. Confissão mensal

5. Jejum a pão e água às quartas e sextas feiras

Assim temos que Nossa Senhora quer que rezemos as vinte dezenas todos os dias. Porém, como pedir para rezar quatro terços por dia para alguém que, por exemplo, não reza nenhum?

Em Medjugorje vemos que Nossa Senhora em todos os seus pedidos sempre começa pedindo que se inicie com pouco e com o passar do tempo que se vá aumentando até se chegar naquele estágio que ela deseja para nós". O desejo de Nossa Senhora é que permaneçamos continuamente em oração. A oração diária do Rosário é um dos meios pelos quais ela nos convida e estimula a realizar esta união permanente com Deus durante todo o dia.

Para muitas pessoas este pedido é muito difícil de ser realizado...praticamente impossível. Pelo menos no estágio em que estão. Para isso é necessário se buscar forças que pouco a pouco nos motivem a realizá-lo completamente.

Então a forma certa de se realizar o pedido de Nossa Senhora é tomarmos exemplos práticos de nosso dia a dia que vão nos ajudar em responder a este pedido da Rainha da Paz.

Mas qual é realmente a força que pode nos possibilitar rezar quatro terços num dia? Existem pessoas que rezam somente quando tem problemas. Deus é a sua ´tábua de salvação'. Porém esta, podemos dizer, seria a forma mais 'inferior' de oração. Seria um tipo de oração por interesse. Não deixa de ser válida, mas Nossa Senhora de todas as formas quer nos conduzir aos patamares mais elevados. Ela deseja que busquemos a Deus na oração por amor a Ele e não somente quando precisamos Lhe pedir alguma coisa. Se você é pai ou mãe imagine se o seu filho fosse falar com você sempre para lhe pedir algo por interesse. Como você se sentiria se seu filho não lhe manifestasse carinho, amor, gratidão, não lhe desse o seu sorriso... mas sempre viesse somente para dizer"Pai me dê isso, mãe me dê aquilo"?

Nossa Senhora em Medjugorje coloca sempre uma condição para a realização de qualquer um de seus pedidos. Só vale aquilo que é feito por amor e com amor. Tudo o que Nossa Senhora nos pede para ser feito devemos fazer com o coração e não simplesmente realizar aquele pedido para mostrar que conseguimos. Rezar com o coração significa colocar a nossa vida inteira naquilo que estamos realizando. Nossos sentimentos, preocupações, sonhos, esperanças, alegrias e dores, sucessos e decepções.

O vidente Jakov Colo diz que precisamos rezar com alegria. Rezar deve ser um prazer para o cristão e isto por um motivo simples de ser compreendido. Rezar significa falar, conversar com Deus. Se Deus é realmente importante para nós, estar em Sua presença sempre será motivo de alegria. Então o rezar torna-se uma necessidade para nós.

Queridos filhos,

Hoje Eu os convido a começar a recitar o Rosário com viva fé; assim, Eu poderei ajudá-los. Vocês, queridos filhos, desejam receber graças, mas não rezam. Eu não posso ajudá-los, dado que vocês não querem mover-se. Queridos filhos, convido-os a rezar o Rosário; o Rosário seja, para vocês, um compromisso a ser cumprido com alegria. Dessa forma compreenderão por que estou assim, por tanto tempo, com vocês: desejo ensiná-los a rezar. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado. (12/06/1986)

Uma mãe não se cansa de falar com o seu filho por que o ama, os namorados não se cansam de conversar quando existe amor, os amigos passam horas juntos conversando prazeirosamente sem se preocupar com o relógio... quando existe verdadeira amizade... Marija Pavlovic em Manchester, na Inglaterra, fez a seguinte declaração: Recordo quando certa vez Nossa Senhora nos disse, aos membros do Grupo de Oração, que deveríamos rezar três horas a cada dia. Nós protestamos e perguntamos 'Isto não era um pouco demais?' Por que somos jovens e há muitos peregrinos vindo em nossas casas e passamos quase o dia inteiro falando sobre Nossa Senhora e sobre Deus. Nossa Senhora deu um sorriso maravilhoso, e disse "Quando um amigo muito querido de vocês vem à sua casa vocês não pensam sobre quanto tempo irão passar com ele, e estão felizes que ele possa ficar com vocês tanto tempo quanto possível. Então Jesus deve se tornar o seu melhor amigo." E então começamos a rezar e intensificamos a oração e a oração tornou-se uma alegria para nós.

E como alcançar o amor pela oração? A oração não é um fim em si mesma. Ela é um meio pelo qual nos comunicamos com Deus. Uma mãe não fala com seu filho pelo prazer de falar, de articular palavras. Ela fala pelo prazer da interação, da integração, da comunhão com o filho por que ela o ama muito. Ela gosta muito de falar por que por meio da fala ela se comunica com o ser que ama. Assim o amor à oração é diretamente proporcional ao amor que temos a Deus. Se amamos a Deus então não será dificultoso tirarmos tempo para nos comunicarmos com Ele. Neste sentido o vidente Ivan Dragicevic disse que cada vez que alguém afirma que não tem tempo para rezar que tal pessoa está dizendo uma grande mentira. Ele diz que para aquela pessoa não é tempo que lhe falta...mas, sim, falta-lhe amor. Por que se não há amor não há tempo, porém se há amor se encontra tempo para se dedicar àquilo a que se ama.

Assim para se rezar o terço precisa-se amar a Deus. Quando temos amor a Deus e quando compreendemos a riqueza espiritual do Rosário percebemos que a recitação dos Pai-nossos e das Ave Marias em meio a meditação dos MIstérios de nossa Salvação trata-se de uma profunda manifestação de amor e gratidão a Deus por tão grandes graças que Ele nos concedeu e concede. Tata-se de uma manifestação de confiança inabalável em Sua Providência e cuidado de nós. Deste modo a oração do Rosário é uma declaração de amor que fazemos a Deus.

Para se amar cada vez mais é preciso se entender a sua riqueza espiritual. Algumas reflexões são necessárias para se alcançar tal riqueza. A oração do Rosário é dita ser uma oração bílbica meditativa pois vem da Bíblia a quase totalidade dos mistérios meditados. A oração do terço é fundamentalmente cristocentrica. Mesmo quando nos mistériso se faz referência direta à Virgem Maria esta reflexão tem a sua sustentação na Pessoa de Jesus. Por exemplo, se rezamos a Anunciação a Maria a que se refere esta anunciação? Ao nascimento de Cristo. Mesmo os mistérios gloriosos da Assunção e da Coroação de Nossa Senhora são uma exaltação do poder de Deus e da vitória de Cristo sobre a morte e de como Deus recompensa aqueles que O servem. Então, quando rezarmos os vinte mistérios a cada dia estaremos continuamente meditando os principais momentos da vida de Cristo. Se temos amor a Cristo, se gostamos de te-lo perto de nós por bastante tempo, a oração do Rosário é um meio excelente de se conseguir este objetivo.

Na carta Apostólica de João Paulo II sobre o Santo Rosário podemos ler também as seguintes palavras :

O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor.

Fazer algo por Amor a Deus e rezar com o coração querem significar a mesma coisa. Rezar com o coração significa rezar com amor. E, neste caso, por amor a Deus.

Precisamos compreender que a reza do rosário completo não pode se tornar como algo obsessivo que tem que ser feito a qualquer preço todos os dias. Ocorrem e ocorrerão dias em que por situações especiais não conseguimos rezar os quatro terços. Um imprevisto, uma situação de sobrecarga nas obrigações do trabalho, a necessidade de atender alguém. doente ou em dificuldades... Nossa Senhora é mãe e compreende muito bem estes momentos. Em Medjugorje ela deu as seguintes mensagem:

Que Deus ocupe o primeiro lugar no seu trabalho e na vida cotidiana. 25/12/87

Queridos filhos,

Cada coisa tem o seu tempo. Hoje Eu os exorto a começarem a trabalhar nos seus corações. Enfim, todos os trabalhos nos campos estão terminados. Vocês encontram tempo para limpar até os lugares mais escondidos, mas, o coração, vocês o deixam de lado. Trabalhem mais e, com amor, limpem cada cantinho do seu coração. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado. 17/10/85

 

Hoje Eu os convido a restabelecerem a oração nas suas casas. Os trabalhos, no campo, estão terminados. Agora, dediquem-se à oração. Que a oração passe a ocupar o primeiro lugar em suas famílias. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado. 01/11/87

Ela reconhece que o trabalho (nos campos) tem momentos mais intensos e que por isso se reduz um pouco o ritmo da oração do rosário. Mas, passado aquele momento deve-se retomar rapidamente aos própósitos planejados em vista de realizá-los completamente a cada dia. Porém devemos ficar atentos pois há quem use o ativismo como justificativa para não fazer aquilo que poderia. E também o fato de não rezarmos todas as 20 dezenas do rosário num dia não significa que não devemos permanecer em oração. Veja o que nos diz a vidente Marija sobre como deve ser a oração em nossa vida cotidiana: "Nossa Senhora deseja que, pouco a pouco, toda a nossa vida se torne oração, inclusive nosso trabalho e os nossos encontros com as pessoas. Ela deseja que mudemos a nossa mentalidade. Ela começou a nos convidar a viver de forma muito prática e concreta a santidade".

Quem reza o rosário também sabe de sua importância como defesa contra os ataques do inimigo, para se vencer tentações, as lutas espirituais e mesmo materiais do dia a dia. Este é também um motivo importante pelo qual devemos nos apegar ao terço. Para não permitir a ação de Satanás em nossas vidas. Sobre isso Nossa Senhora também ensinou:

"Queridos filhos, revistam-se da armadura contra Satanás e
vençam-no com o rosário na mão." (08/8/1985)

Em Medjugorje Nossa Senhora quer nos ajudar a 'ressuscitarmos' espiritualmente. Sem a oração, sem a meditação da Palavra de Deus (Bíblia), sem o sacrificio e sem os Sacramentos estamos 'mortos' espiritualmente. Quem está 'morto' ou muito enfraquecido espiritualmente não consegue enxergar as riquezas da vida espiritual nem perceber a sua condição de transitoriedade nesta vida, ou de sua condição de peregrino em direção ao um destino Eterno que mais dia menos dia chegará para todos nós. Não enxergando não sentirá a falta dos elementos necessários para empreender a viagem por esta vida rumo à eternidade adequadamente e assim como as virgens imprudentes do Evangelho poderá não estar preparado quando da chegada do noivo (Cristo) , Isto é, para se encontrar com Deus quando chegar a sua hora.

 

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA SE REZAR
OS QUATRO TERÇOS DO ROSÁRIO A CADA DIA:

Quem quer aprender passo a passo a rezar o Rosário 

CLICK AQUI Como Resar O Santo Rosário

 

Quem quer aprender passo a passo a rezar o Rosário

undefined

 

1. Se você não reza nenhum precisa iniciar. É preciso se decidir a fazê-lo por amor a Deus e a Nossa Senhora.

2. Se você não tem um terço converse com algum católico fiel às práticas da Igreja para que possa lhe ajudar a obter um. Se não tiver ninguém fale com um sacerdote e ele lhe ajudará.

3 . É necessário que se escolha um horário no dia que fique solenemente dedicado para a oração do Terço.

4. Também é importante que se tenha um local apropriado para diariamente ali rezar. Em nossa residência este local e a sala principal da casa. O lugar mais importante é dedicado a Deus . Colocamos as duas fotos a seguir para ilustrar o que acabei de escrever.

5. Neste local prepare um altarzinho com um crucifixo, com a imagem de Nossa Senhora e uma vela que deverá ser acesa durante a oração. A vela acesa simboliza a fé que nós temos e também é uma forma de expressar a presença divina já que Jesus disse "Eu sou a Luz do mundo". Se for possível pode-se colocar flores também.

6. Assim aquele local e aquela hora irão se tornando habituais enquanto você vai entrando na profundidade da oração do Rosário.

7. Se você já reza um terço por dia Nossa Senhora de Medjugorje lhe convida a rezar dois; Se reza dois ele pede três. Se já reza três deve avançar até o quarto terço.

8. Aqui também é necessário se tomar a decisão de rezar mais um. Além daquele horário que você já se habituou será necessário criar outros. Há pessoas que rezam quando vão para o trabalho de ônibus ou de trem. Rezam um na ida e outro na volta. Outros rezam caminhando. Há quem reze seu primeiro terço do dia na cama logo que acorda. Não há problema de se rezar um terço deitado..se o seu coração estiver em Deus. Há quem reze acompanhando a oração do terço na TV ou em rádios católicas. Há casais que rezam sempre antes de dormir. Em certas ocasiões será necessário 'tirar um tempo'. Parar tudo o que se está fazendo e criar um espaço durante o dia. Se houver amor você conseguirá.

9. Sobre àquela pergunta apresentada no início de como alguém deverá fazer se rezar os vinte mistérios seguidos respondemos que não é o mais comum se fazer assim (rezar os vinte mistérios seguidos de uma só vez) e que por isso não existe uma 'regra'. Pessoalmente creio que se poderia, sim, rezar o Credo no início e a Salve Rainha no final ao passar de um grupo de MIstérios do Rosário para outro, porém, no momento, não vejo que estaria errado se a pessoa rezasse apenas no inicio e no final do Rosário rezado de uma só vez.

10. Porém para além de todas estas opções existe uma que é muito querida e desejada por Nossa Senhora: o Terço em família. Mesmo em meio a todo o corre-corre do mundo atual é importante que a família consiga se reunir para rezar. Aqui vale, com certeza, aquele famoso ditado " A Familia que reza unida permanece unida". Para se conseguir isto adequadamente seria necessário que este habito fosse criado desde cedo na vida familiar...com as crianças. Nâo há nada que substitua o valor da oração do Rosário em família. Porém se não se iniciou desde cedo a hora é agora.

11. E existe também uma outra recomendação especial de Nossa Senhora. Em 25 de junho de 1985 a vidente Marija Pavlovic lhe fez a seguinte pergunta:

"Nossa Senhora, o que deseja recomendar aos sacerdotes?"

A resposta foi a seguinte:

Queridos filhos,

Exorto-os a convidarem todos para a oração do rosário. Com o rosário vencerão todos os obstáculos que Satanás, neste momento, quer colocar no caminho da Igreja Católica. Vocês todos, sacerdotes, recitem o rosário, dêem espaço ao rosário.

Concluindo, podemos dizer que por mais que se fale ou se escreva sobre o valor e a importância do rosário nunca se conseguirá com as palavras explicativas e motivacionais se alcançar a profundidade da própria experiência de se tomar o rosário nas mãos e de se rezar com o próprio coração. O sabor da oração não pode ser transmitido para outro assim como não conseguimos transmitir o sabor de um alimento para alguém que nunca o experimentou. Só podemos testemunhar de que é muito bom rezá-lo e que se alguém quiser experimentar a mesma alegria e receber as mesmas bênçãos só conseguirá através de um único meio: rezando.

 



 
Fonte: http://www.queridosfilhos.com.br/boletim/21setembro09/capaset09.html